terça-feira, 15 de maio de 2018

Acupuntura fornece alívio real da dor, diz estudo



Em 2012 foi realizado um estudo de acupuntura - a análise mais rigorosa e detalhada do tratamento até o momento – que descobriu que esta terapia pode aliviar enxaquecas e artrite e outras formas de dor crônica.

A acupuntura pode ser útil no tratamento de enxaquecas, artrite e dor crônica.
As descobertas fornecem forte apoio científico para uma terapia milenar usada por cerca de três milhões de americanos a cada ano. Embora a acupuntura tenha sido estudada por décadas, o corpo da pesquisa médica vinha sendo desenvolvido, até certo ponto, por estudos pequenos e de baixa qualidade. Financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde e realizado em cerca de meia década, esta pesquisa foi uma análise detalhada de pesquisas anteriores que envolveram dados sobre quase 18.000 pacientes.

Os pesquisadores, que publicaram seus resultados no Archives of Internal Medicine (Arquivos de Medicina Interna), descobriram que a acupuntura superou os tratamentos tradicionais quando usados ​​por pessoas que sofrem de osteoartrite, enxaquecas e dores crônicas nas costas, pescoço e ombros.

"Este tem sido um assunto controverso por um longo tempo", disse o Dr. Andrew J. Vickers, pesquisador do Method Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, e o principal autor do estudo. “Mas quando você tenta responder à pergunta da maneira certa, como nós, você obtém respostas muito claras”.

"Achamos que há provas firmes de apoio à acupuntura para o tratamento da dor crônica".

A acupuntura, que envolve a inserção de agulhas em vários pontos do corpo para estimular os chamados acupontos, está entre as formas mais praticadas de medicina complementar nos Estados Unidos e é oferecida por muitos hospitais. Mais comumente o tratamento é procurado por adultos que procuram alívio da dor crônica, embora também seja usado com frequência crescente em crianças. Segundo estimativas do governo americano, cerca de 150.000 crianças nos Estados Unidos foram submetidas à acupuntura em 2007.

Mas, apesar de toda a sua popularidade, questões sobre sua eficácia são comuns há muito tempo. São aqueles que juram experimentando verdadeiro alívio ou o bálsamo psicológico do efeito placebo?

O Dr. Vickers e uma equipe de cientistas de todo o mundo - Inglaterra, Alemanha, Suécia e outros lugares - buscaram uma resposta agrupando anos de dados. Em vez de calcular a média dos resultados ou conclusões de anos de estudos anteriores, uma forma comum, mas menos rigorosa de meta-análise, o Dr. Vickers e seus colegas selecionaram pela primeira vez 29 estudos randomizados de acupuntura que eles determinaram ser de alta qualidade. Em seguida, contataram os autores para obter seus dados brutos, que examinaram e reuniram para análise posterior. Isso os ajudou a corrigir problemas estatísticos e metodológicos com os estudos anteriores, permitindo-lhes chegar a conclusões mais precisas e confiáveis ​​sobre se a acupuntura realmente funciona.

Depois de todo o material reunido, o processo meticuloso foi feito pela equipe por cerca de seis anos. "Replicar praticamente todos os números relatados em dezenas de artigos não é uma tarefa fácil ou rápida", disse Vickers.

A meta-análise incluiu estudos que compararam a acupuntura com os cuidados habituais, como analgésicos de venda livre e outros medicamentos padrão. Também incluiu estudos que usaram tratamentos sem fundamentos na acupuntura, nos quais as agulhas foram inseridas apenas superficialmente, por exemplo, ou em que pacientes em grupos de controle foram tratados com agulhas que secretamente lhes eram retiradas.
Em última análise, o Dr. Vickers e seus colegas descobriram que, no final do tratamento, cerca de metade dos pacientes tratados com acupuntura verdadeira relataram melhorias, em comparação com cerca de 30% dos pacientes que não realizaram o tratamento.

“Havia 30 ou 40 pessoas de todo o mundo envolvidas nesta pesquisa e, como um todo, a sensação era de que esse era um efeito de dimensão clinicamente importante”, disse Vickers. Esse é especialmente o caso, ele acrescentou, dado que a acupuntura “é relativamente não-invasiva e relativamente segura”.
Vickers disse que os resultados do estudo sugerem que as pessoas submetidas ao tratamento estão recebendo mais do que apenas um impulso psicológico. "Eles não estão apenas obtendo algum efeito placebo", disse ele. "Não é algum tipo de ritual de cura estranho."

Em um editorial de acompanhamento, o Dr. Andrew L. Avins, pesquisador, que se concentra em dor musculoesquelética e medicina preventiva, escreveu que a relação entre o atendimento médico convencional “e o mundo da medicina complementar e alternativa permanece ambíguo”. Pelo menos no caso da acupuntura, ele escreveu, o novo estudo fornece “evidências sólidas” de que ela oferece “benefícios sobre o tratamento usual para pacientes com diversas fontes de dor crônica”.

Fonte: The New York Times em https://well.blogs.nytimes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário