sexta-feira, 31 de julho de 2015

EFEITOS COLATERAIS NORMAIS NA ACUPUNTURA


Os efeitos colaterais mais comuns da acupuntura são coisas que todos querem: um sono melhor, mais energia, clareza mental, melhor digestão e menos estresse. Um ou vários destes efeitos secundários ocorrem rotineiramente por muitos pacientes de acupuntura.

Alguns pacientes questionam sobre alguns efeitos colaterais desagradáveis ​​da acupuntura e se eles também são comuns.

E, de fato, há outros efeitos colaterais, menos agradáveis ​​da acupuntura. Estes efeitos secundários adicionais são muito mais raros do que os efeitos colaterais mais comuns da acupuntura, mas eles podem e acontecem ocasionalmente.

Nenhum deles leva a qualquer risco e, normalmente, são passageiros e perfeitamente aceitáveis. Ainda assim, é sempre bom estar ciente de modo que se você vier a experimentá-los, saberá que é normal e que não há motivo para preocupações.

EFEITOS SECUNDÁRIOS POUCO FREQUENTES PORÉM POSSÍVEIS

1 - Exacerbação de sintomas

Enquanto a maioria das pessoas notam uma melhora acentuada em seus sintomas após a acupuntura, alguns podem se sentir pior antes de começar a se sentir melhor. Nos círculos de medicina natural isto é, por vezes, referido como uma crise de cura. A ideia é que, como o seu corpo começa a sofrer as alterações necessárias para se deslocar em direção à saúde, as coisas se agitam. Isso pode causar não só uma exacerbação dos sintomas atuais, mas também a recorrência de doenças anteriores que estavam dormentes.

A acupuntura desperta as suas capacidades de auto-cura. Isto pode levar a um ataque de consciência corporal. Isso geralmente é uma experiência positiva, mas também pode significar maior sensibilidade ou intolerância por coisas que antes seriam aparentemente normais. Um exemplo disto é alguém que, inconscientemente, se adapta ao estresse apertando e curvando os ombros. Após um tratamento de acupuntura, a consciência corporal dessa pessoa "acorda" e surge uma dor nas costas e no pescoço.

A boa notícia sobre este efeito colateral é que é um sinal de que as coisas estão se movendo. No caso da acupuntura, isto significa que o objetivo principal está sendo satisfeito. Ou seja, você está começando a se curar.

2 - Fadiga

As pessoas podem se sentir cansadas depois de fazer acupuntura. Um resultado mais comum é o aumento de energia, mas, às vezes, pode se sentir fadigado. Este é o seu corpo dizendo que ele está esgotado. Sentir-se cansado após a acupuntura não é motivo de preocupação, mas é um sinal de alerta de que você precisa descansar.

Se você teve essa experiência, vá com calma no restante do dia. Tome um banho morno, vá para a cama cedo. Pela manhã, a combinação do tratamento com acupuntura e o descanso vai te fazer se sentir novo em folha.

3 - Dor

Partes do corpo onde as agulhas de acupuntura são inseridas podem ficar sensíveis após as agulhas serem removidas. Isto ocorre mais comumente com pontos nas mãos e pés, especialmente no ponto IG 4 (Intestino Grosso 4) , um ponto de acupuntura localizado entre o polegar e o dedo indicador. Você também pode experimentar dor muscular longe do local de agulhamento se um ponto de dor (denominado trigger/gatilho na fisioterapia ou ashi na acupuntura) for utilizado durante o seu tratamento.

A dor de acupuntura normalmente se dissipa no prazo de 24 horas. No entanto, quando são utilizados vários pontos gatilho, pode ocorrer uma dor residual que dura alguns dias. A maioria dos acupunturistas irá avisá-lo sobre isso antes de você deixar o seu consultório.

Embora menos comum do que a dor, hematomas podem ocorrer no local de agulhamento. Às vezes hematomas são resultado de uma acumulação localizada de sangue que se iniciou quando a agulha perfurou a pele. As marcas, infelizmente, geralmente duram mais do que a dor de uma agulha de acupuntura. Ainda assim, elas geralmente não são nada para se preocupar além do inconveniente estético.

3 - Tontura

Isso é raro, mas pode acontecer em algumas ocasiões esporádicas ou com pessoas propensas à tontura (problemas cervicais ou de labirinto, por exemplo). 

Levantar-se rapidamente da mesa da acupuntura pode causar tontura, como pode acontecer também se você for para a acupuntura com o estômago vazio. Lembre-se que comer é uma das principais coisas a lembrar antes de uma sessão de acupuntura. Você não deve estar nem com o estômago completamente cheio nem completamente vazio. Faça uma refeição leve antes de sua sessão. 
Quando a sua sessão de acupuntura é longa, levante-se bem devagar da maca e se mova suavemente enquanto estiver reunindo suas coisas para sair. Se você se sentir tonto após o tratamento, sente-se na sala de espera do seu acupunturista por alguns minutos e respire profundamente. A acupuntura pode ser uma experiência física e emocionalmente intensa, e às vezes nossos corpos não estão totalmente recuperados no exato momento em que terminamos a sessão. Não há problema se você precisar de um pouco de tempo extra.

4 - Liberação emocional

Às vezes as pessoas choram quando fazem acupuntura. Não é porque elas estão com dor, mas porque suas emoções, que muitas vezes se restringiam e estavam confinadas e ocultas encontram a liberação de fluxo através da acupuntura. A liberação emocional que pode acontecer na acupuntura é geralmente uma experiência positiva, mas pode ser surpreendente, especialmente para as pessoas que tendem a ser mais emocionalmente instáveis.

Sentindo-se mais sensível ou mais emocionado em uma sessão de acupuntura, ou nos dias que se seguem, é completamente normal. É também um sinal de que a acupuntura está funcionando. Mesmo se você está procurando acupuntura para uma doença física, o aumento da expressão emocional é uma indicação de que a cura está acontecendo. De uma perspectiva de acupuntura, saúde física e emocional estão interligadas, por isso deslocamentos emocionais sugerem futuras mudanças físicas também.

Embora estes efeitos colaterais raramente sejam motivo de preocupação, você conhece seu corpo melhor do que qualquer outra pessoa. Se notar que algum dos efeitos secundários acima exagerados ou durando mais tempo do que deveria ou se detectar quaisquer reações negativas adicionais a´[os o tratamento com acupuntura, você deve contactar imediatamente o seu acupunturista, que saberá orientá-lo sobre o que pode estar acontecendo e quais as providências que você deverá tomar.

28 comentários:

  1. Fiz ontem minha 4 sessäo e logo após fiquei sentindo pontadas no lado direito da cabeca até agora sinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É difícil te ajudar sem saber o seu caso e qual o tratamento que foi feito. Envie mais detalhes para que possamos te dar uma resposta mais precisa. De qualquer forma, seu acupunturista poderá te dar todas as orientações sobre seu desconforto. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. na minha primeira sesçao senti falta de apetite e dores pelo corpo como se tivesse pegando resfriado . Tbem onde doia antes na cwrvical vi que piorou . Mas deve ser o efeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edy. Provavelmente havia um grande bloqueio de energia em seus canais de acupuntura e quando foi feito o tratamento, este desbloqueio repentino causou esse desconforto, que deve ter cessado pouco tempo depois. Consulte seu acupunturista para saber mais detalhes. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite fiz minha primeira sessão e meu braço que aplicou agulha levantou um abcesso e está dolorido isso é normal?

    ResponderExcluir
  5. Eu me senti muito bem
    O stres foi embora
    O joelho melhorou e a coluna tbm
    Graças à deus

    ResponderExcluir
  6. Éder pontes vc fez quantas para obter esse resultado?

    ResponderExcluir
  7. Fiz ontem uma sessão de aculputura.Disse os motivos que me levaram a fazer.Labirintete dores nos pés .A noite meu ouvido latejava .e a garganta doe quuando emgulo.e o ouvido também.Será reação??

    ResponderExcluir
  8. Fiz hoje a minha primeira sessão de acupuntura no joelho
    Estou sentindo muita dor..mas que antes e também inchaço nas pernas

    ResponderExcluir
  9. Fiz hoje a minha primeira sessão de acupuntura no joelho esquerdo.
    Estou sentido dores mais que antes e inchaço nas pernas.. e muito cansaço... Isso e normal?

    ResponderExcluir
  10. Fiz a primeira sessão no joelho, massa agulhas que ela colocou foi do joelho ate os pés, passou dois dias começou a arder por dentro da carne como se estivesse ardendo nem posso relar o dedo que dói isso e normal? E o que posso passar para amenizar a dor?

    ResponderExcluir
  11. Fiz minha primeira acupuntura na coluna e pescoço,na hora que foi colocada as agulhas ,eu senti dor e um aperto no local,fiquei 20 minutos com as agulhas,depois senti uma forte dor nas costas ,eu respiro doi muito,vou esperar ate amanhã se não melhorar vou procurar um médico,achei estranho ,pq eu sempre tive dores neste local,mais não uma dor assim.

    ResponderExcluir
  12. Estou fazendo acupuntura há 8 meses por causa de uma cirurgia de coluna, tive uma pielonefrite (tudo de uma vez) e ainda tenho fibromialgia, nenhum medicamento melhorava a minha dor e decidir tentar as agulhas.
    É muito bom, senti uma pequena melhora já na primeira sessão e daí então continuo, inclusive meu stress e ansiedade melhorou muito. Obvio que ainda sinto dores porque tenho um problema degenerativo na coluna, mas em comparação com a dor que eu sentia, sem dúvidas foi um avanço.
    Mas teve vezes de chorar na sessão de dor quando colocava as agulhas e agora eu sei o porque, estava fazendo efeito, pois naquela semana meu emocional não estava bem.
    Portanto, super indico o tratamento com acupuntura (associado aos Florais de Bach e meditação) é incrível a melhora.

    ResponderExcluir
  13. É normal sentir dores no peito,do lado esquerdo,um dia após a sessão,a primeira sessão?

    ResponderExcluir
  14. Fiz duas sessões na região di nervo ciático pois tenho lombalgia e hérnia de disco. Na primeira foi ótimo. A segunda a uma semana foi colocado uma agulha analgésico em cima onde fica o nervo ciático , desde aquele momento a dor piorou e até agora estou a base de antiflamatorios e bolsa de agua morna. Não consigo por o pé no chão tamanha a dor .

    ResponderExcluir
  15. Estou fazendo acupntura e auriculoterapia a 5 meses para ansiedade e dor na coluna.
    Ontem eu fui para sessão e hoje estou sentindo dores no corpo como se fosse uma gripe, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sentindo a mesma coisa. Comecei hj. Sintoma de gripe

      Excluir
  16. Olá fiz hoje a minha primeira sessão de acupuntura e sinceramente não sei se quero fazer a próxima, meu.ombro piorou , a dor tá maior que antes, mal posso mecher o ombro, acho que só piorou as coisas.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia.
    Fiz uma seção de acupuntura no sábado e estou sentindo uma leve dormência e formigamento na contra... nas costas... isso está me incomodando. É normal?

    ResponderExcluir
  18. acabei de fazer auriculo em uma paciente e os sintomas da tristeza aumentaram. Ela está em liberação emocional?

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma rinite crônica. Fiz hoje minha primeira sessão e recebi as agulhas ao lado das narinas. Quando lavei meu nariz c soro e assoei, percebi q saíram pontos de sangue pequenos. É alguma reação ou coincidência?

    ResponderExcluir
  20. estou fazendo para melhorar dores na lombalgia. Fiz 2 sessões, estou sentindo uma dor de cabeça sem fim

    ResponderExcluir
  21. Nunca tinha feito acupuntura. Chorei um pouco durante a sessão. Depois me senti cansada e no dia seguinte também. Houve piora dos sintomas. Me assustei, pois a sensação de piora foi bem significativa. Me lembrei da crise de cura e encontrei este blog. Daqui há dois dias vou para a segunda sessão.

    ResponderExcluir
  22. Estou fazendo acupuntura para dores lombar e de cotovelo. Fiz 2 das 10 sessões. Tenho dores de cabeça após a sessão, que só passa com analgésico. É normal?

    ResponderExcluir
  23. Olá, fiz ontem acumputura para tratar uma dor de cabeça, durante a sessão referi dor no local da agulha, agora estou sentindo uma sensibilidade maior do lado direito da cabeça (testa) é na sobrancelha direita além de um peso maior no local da punção. Gostaria de saber se isso é normal e por quanto tempo esses sintomas perduram? Estou preocupada

    ResponderExcluir
  24. Estou fazendo acupuntura a três meses estou bem melhor me sinto muito bem após o tratamento

    ResponderExcluir