sexta-feira, 9 de março de 2018

A acupuntura pode tratar a depressão?

Resultado de imagem para acupuncture depression



Um número crescente de pessoas está buscando alternativas aos medicamentos antidepressivos, e novas pesquisas sugerem que a acupuntura poderia ser uma opção promissora. 

Um novo estudo descobriu que a prática tradicional chinesa é tão eficaz quanto os antidepressivos, e outro estudo descobriu que a acupuntura pode ajudar a tratar os efeitos colaterais dos medicamentos.

Na acupuntura, o terapeuta insere agulhas na pele em pontos do corpo que correspondem a órgãos específicos. Pesquisas ocidentais sugerem que as agulhas podem ativar analgésicos naturais no cérebro mas na medicina tradicional chinesa, acredita-se que o processo melhora o funcionamento corrigindo bloqueios de energia ou desequilíbrios nos órgãos.

Um estudo publicado no ano passado no Journal of Alternative and Complementary Medicine descobriu que a eletroacupuntura - na qual uma corrente elétrica leve é ​​transmitida através das agulhas - era tão eficaz quanto a fluoxetina (o nome genérico do Prozac) na redução dos sintomas de depressão. 
Durante seis semanas, os pacientes foram submetidos a eletroacupuntura cinco vezes por semana ou a uma dose diária padrão de fluoxetina. 

Os pesquisadores, a maioria dos quais especializados em medicina tradicional chinesa, avaliaram os sintomas dos participantes a cada duas semanas e monitoraram seus níveis de fator neurotrófico derivado da linhagem de células gliais (GDNF), uma proteína neuroprotetora. 

Estudos anteriores encontraram menores quantidades de GDNF em pacientes com transtorno depressivo maior, e em outros níveis de pesquisa da proteína aumentou após o tratamento com medicação antidepressiva.

Após seis semanas, ambos os grupos apresentaram uma melhora semelhante nos sintomas, e ambos os tratamentos restauraram o GDNF para uma concentração normal, mas a acupuntura começou a funcionar mais rápido, reduzindo os sintomas mais drasticamente nas semanas dois e quatro do que a droga. Entre os pacientes que melhoraram, uma porcentagem maior dos receptores de acupuntura mostrou "grande melhora".

Outro estudo sugere que a acupuntura pode ajudar em um aspecto particularmente difícil do tratamento da depressão: os efeitos colaterais sexuais de alguns medicamentos. Doze semanas de acupuntura ajudaram homens e mulheres com vários aspectos do funcionamento sexual, de acordo com o trabalho, também no Journal of Alternative and Complementary Medicine . Essas descobertas se somam a um corpo crescente de pesquisas sugerindo que a acupuntura pode ser útil para uma variedade de doenças, incluindo dor crônica, ansiedade e náusea. 


Fonte: Scientific American em https://www.scientificamerican.com/article/can-acupuncture-treat-depression/

Nenhum comentário:

Postar um comentário