sexta-feira, 31 de julho de 2015

PARA QUE SERVEM ESTES PONTOS? O IG4 E O F3


"Para que servem estes pontos?" É uma das perguntas mais comuns que os acupunturistas ouvem durante os tratamentos.


A lógica por trás da escolha dos pontos varia. Certos estilos de acupuntura recomendam pontos por motivos exclusivos. Mesmo dentro do mesmo estilo, muitos pontos têm mais do que uma indicação. Alguns pontos podem substituir outros em casos em que, por exemplo, uma pessoa sensível em determinado local prefere ser agulhada em outro lugar. Outros pontos podem ser deixados de fora ou adicionados com base na combinação global.

Reconhecendo que existem variações e exceções, certos pontos de acupuntura são usados bem mais frequentemente que outros. Eles são conhecidos por serem especialmente potentes em seus efeitos. Como resultado, acupunturistas os usam muito. Se você é um frequentador regular de um consultório de acupuntura, você provavelmente vai reconhecê-los.

Vamos falar do ponto Fígado 3 e Intestino Grosso 4, dois pontos que são populares e também frequentemente agulhados juntos em uma combinação chamada Quatro Portões.

Fígado 3 

Fígado 3, Taichong (nome em chinês) ou F3 como é mais conhecido em acupuntura está localizado no pé, entre o primeiro e o segundo dedos.

É conhecido como um ponto fonte. Cada meridiano tem um. Pontos fonte se comportam mais ou menos como estações centrais de linhas de metrô. Eles são centros onde as energias internas e externas se reúnem e se transformam. Eles são pontos de alta concentração individual e que dão acesso ao sistema maior de interligação entre os meridianos.
Porque o F3 tem tais efeitos de longo alcance, ele é indicado para uma ampla variedade de condições. Diz-se que o F3 é "provavelmente o ponto mais importante para a estagnação do interior do corpo. "

O ponto F3 é usado para cólicas menstruais, dores de cabeça, problemas de visão, dor dorsal e falta de ar, dor lombar, insônia e mais. A lista realmente é bem vasta. Sentindo-se sufocado? Afrontado? Travado?  Olá, F3! Este ponto coloca a energia do corpo em movimento.

Os efeitos do ponto F3 são normalmente sentidos e imediatos. A penetração da agulha geralmente provoca uma forte sensação ou no local de inserção, ao longo de todo o pé, ou por vezes mesmo ao longo do meridiano do fígado.

Se você já fez acupuntura, provavelmente você já foi agulhado no F3. Se você não tiver sido ainda, considere inevitável senti-lo um dia.


Intestino Grosso 4

Intestino Grosso 4, Hegu (nome em chinês) ou IG4 como é conhecido em acupuntura, está localizado na mão, na curva entre o polegar e o dedo indicador.

O IG4 é um ponto extremamente comum em combinações de pontos em um tratamento e é considerado um ponto "coringa" em acupuntura. É, basicamente, a versão da parte superior do corpo do F3 (que está na parte inferior).

O IG4 também é um ponto fonte. É indicado para uma vasta variedade de condições e também tende a causar uma forte sensação de agulhagem.

Provavelmente o uso mais conhecido do Intestino Grosso 4 é liberar o exterior. Isto refere-se a tratar o que é conhecido como "vento": condições de calafrios e febre, corrimento nasal, dores de cabeça, parte superior das costas e pescoço rígidos, muita ou pouca sudorese, dor de garganta, tontura, etc. Ao utilizar-se o IG4 pensa-se em dispersar o vento e também reforçar as defesas do organismo.

Outras indicações comuns para IG4 incluem dor de dente, sinusite, rinite, hemorragias nasais e paralisia de Bell. Isso ocorre porque o meridiano do intestino grosso viaja até o rosto, então quase qualquer sintoma relacionado à região nos levam a pensar neste ponto.

Além desses usos comuns, Intestino Grosso 4 é usado em tratamentos para tudo, desde obstipação, a doença de pele e dor lombar.

Nota: O ponto IG4 é contra-indicado durante a gravidez. 


Quatro pontos de acupuntura são melhores de um

Fígado 3 e Intestino Grosso 4 são muitas vezes utilizados em conjunto. Cada ponto é colocado em ambos os lados do corpo, criando um conjunto de quatro pontos conhecidos como QUATRO PORTÕES. Esta é uma das combinações de pontos mais utilizados em toda a acupuntura.

Há muitas teorias associadas com os quatro portões mas a ideia prevalecente é que com esta combinação abre-se a circulação de energia por todo o corpo. Fígado 3 lida com a metade inferior enquanto intestino grosso 4 aborda a superior. Juntos, eles são considerados uma combinação poderosa.

Os Quatro Portões normalmente tratam os sintomas causados ​​pela estagnação de energia. Isso inclui dor, bem como irregularidades menstruais, constipação, ou sentimentos de frustração - basicamente qualquer coisa que sugere que as coisas não estão fluindo tão bem como deveriam ser.

2 comentários:

  1. Bom dia! Gostaria de saber mais sobre os Quatro Portões, mas não estou encontrando literatura sobre o tema. Voces teriam alguma indicação de bibliografia sobre o tema?
    Obrigado
    Sidney

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Gostaria de saber mais sobre os Quatro Portões, mas não estou encontrando literatura sobre o tema. Voces teriam alguma indicação de bibliografia sobre o tema?
    Obrigado
    Sidney

    ResponderExcluir