quinta-feira, 16 de julho de 2015

ACUPUNTURA É UMA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO PARA PACIENTES COM FIBROMIALGIA


A síndrome da fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dor generalizada, sensibilidade difusa, fadiga e uma série de outros sintomas que podem interferir na habilidade de uma pessoa em realizar suas atividades diárias. 

De acordo com o Departamento Nacional de Saúde dos Estados Unidos, estima-se que a fibromialgia afete 5 milhões de americanos adultos. A maioria das pessoas com fibromialgia — entre 80 e 90 por cento — são mulheres. No entanto, homens e crianças também podem ter o transtorno.

A síndrome fibromiálgica pode ser difícil de diagnosticar e tratar. O tratamento, muitas vezes envolve uma abordagem individualizada que pode incluir tratamentos convencionais (com prescrição de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios) e outras abordagens, tais como exercício, treinamento de força muscular, terapia cognitivo-comportamental, práticas de conscientização do movimento corporal, massagem, acupuntura e hidroterapia. 


Alternativas para tratamento da fibromialgia

- Pesquisas sobre abordagens complementares ainda estão em fase de avaliação, mas há evidências encorajadoras de que práticas como tai chi, qi gong, yoga, hidroterapia, acupuntura e massagem terapêutica podem ajudar a aliviar alguns sintomas da fibromialgia.

- Terapias de movimento meditativos como tai chi, qi gong e ioga podem resultar em melhorias em distúrbios do sono, fadiga, depressão e qualidade de vida para as pessoas com fibromialgia, de acordo com uma revisão de 2013 de estudos científicos. Mas estudos maiores, de alta qualidade são necessários para confirmar estes resultados.

- A massagem suave tem demonstrado melhores resultados que a massoterapia convencional. A alta sensibilidade muscular não responde bem a estímulos intensos. Pesquisas adicionais mais rigorosas se fazem necessárias.

- Pesquisas recentes encontraram fortes evidências de que a acupuntura, em comparação com nenhum tratamento ou com a terapia padrão, se mostra mais eficaz no tratamento da dor, da inflamação, da rigidez muscular e outros sintomas. 

- Há evidências que a hidroterapia pode fornecer a curto prazo melhora na dor e saúde qualidade de vida para as pessoas com fibromialgia.

(fonte: Departamento Nacional de Saúde dos EUA - https://nccih.nih.gov)

Nenhum comentário:

Postar um comentário