terça-feira, 14 de julho de 2015

VOCÊ SOFRE DE INSÔNIA?


Você se aconchega em sua cama limpinha e confortável, fecha os olhos e não acontece nada. Você não consegue cair no sono. Passam-se horas e ainda está acordado. No dia seguinte você se sente cansado, rabugento e é incapaz de se concentrar. Isto lhe soa familiar?

Noites sem dormir acontecem com quase todas as pessoas em algum momento, mas a insônia constante pode indicar um problema mais profundo e pode levar a outros problemas de saúde. Infelizmente, uma abordagem comum para tratar a insônia inclui a prescrição de medicamentos, que podem causar efeitos colaterais ou dependência para dormir. Essa é uma das muitas razões para considerar uma abordagem mais natural para tratar seus problemas de sono.

A acupuntura pode ser uma maneira muito eficaz de melhorar a sua qualidade de sono, sem efeitos colaterais.

Uma noite ruim ou um problema recorrente? 

A insônia ocasional é um problema muito comum, afetando cerca de uma em cada quatro pessoas. Isso pode acontecer com qualquer um, mas é mais comum em adultos mais velhos. Seus sintomas incluem: 

- Dificuldade em adormecer 

- Acordar durante a noite 

- Acordar cedo demais 

- Irritabilidade e fadiga durante o dia 

- Frustrações e mau humor 

De acordo com as teorias da acupuntura e medicina tradicional chinesa (MTC), a insônia pode resultar de  diversas causas, tais como estresse, ansiedade, medicamentos, depressão e dor crônica. 

Para determinar as causas de sua insônia, devem ser levados em conta muitos fatores, incluindo seu estilo de vida e bem estar emocional e mental. Procure identificar os motivos da sua insônia para tratá-los antes que se torne um problema crônico e bem mais difícil de ser resolvido. 

10 Dicas para melhorar a qualidade do seu sono


1. Mantenha um horário regular. Procure ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias. 

2. Não tire sonecas. Se você realmente precisa de um cochilo de vez em quando, tente mantê-lo curto, por menos de 45 minutos. 

3. Exercite-se regularmente, mas evite fazê-lo próximo à hora de ir dormir. O ideal é se exercitar em até, no máximo, 6 horas antes do seu horário de ir para a cama. O exercício libera endorfinas que trazem bem estar mas também tornam a mente mais ativa, o que pode prejudicar seu adormecer. 

4. Não coma grandes refeições antes de dormir. Se você optar por comer antes de dormir, faça uma refeição ligeira consistindo principalmente de carboidratos e com uma pequena quantidade de proteína. Esta combinação aumenta a disponibilidade do triptofano para o cérebro. 

Coma, por exemplo, uma tigela pequena de mingau de aveia (pode ser adoçado) com leite de baixo teor de gordura. Uma maçã fatiada e algumas fatias de queijo ou iogurte também pode ser uma boa opção. O iogurte contém triptofano, um aminoácido, que é essencial para ajudar seu corpo a produzir neuroquímicos e que o ajudam a dormir. 

5. Limite a cafeína (incluindo café, qualquer achocolatado, refrigerantes, alguns chás, bebidas energéticas e alguns medicamentos), o álcool, a nicotina e o excesso de doces. Todos eles podem causar dificuldades no sono. 

6. Tente tomar um banho quente, meditando, ou leia para relaxar antes de ir dormir. Você também pode adicionar um punhado de sais ao seu banho ou colocar uma pequena quantidade de lúpulo seco envolvida em um pano dentro de sua fronha. Lúpulo é usado para reduzir a agitação durante o sono. 

7. Faça um escalda pés – embeber seus pés em água morna com um pouco de sal grosso ou com sal de Epsom, que ajuda a relaxar e prepara seu corpo para uma boa noite de sono. Faça isso cerca de 15 minutos antes de ir dormir. 

8. Use um difusor de aromaterapia ou adicione algumas gotas de água em um frasco de spray para dispersar o cheiro ao redor de seu quarto. Use lavanda ou camomila, por exemplo. 

9. Beba um chá (evitar os que contém cafeína – chá mate, chá preto e chá verde principalmente) - Valeriana, camomila, melissa, lúpulo e flor da paixão são alguns exemplos de chás que podem ser úteis na regulação do sono. 

10. Faça acupuntura. A acupuntura tem se demonstrado eficaz em 95% dos casos de insônia. Para isso é necessária uma correta avaliação do seu caso e definição de um plano de tratamento de reequilíbrio, onde a sua cooperação e mudança de hábitos serão também imprescindíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário