sexta-feira, 29 de junho de 2018

Sua mente não se cala?

A Síndrome da mente tagarela

A síndrome da mente tagarela afeta grande parcela da população dos grandes centros urbanos. 


É a mente que não relaxa, que está sempre acelerada, pensando em várias coisas ao mesmo tempo e sem focar por muito tempo em nenhuma atividade. Está constantemente pensando nos problemas e nas possibilidades, mas não de maneira saudável e sim, geralmente, reproduzindo pensamentos ruins do passado e fantasiando possibilidades negativas do futuro. A pessoa com esse tipo de mente acaba vivendo numa ansiedade constante, sem paz e na angústia de não conseguir dominar os próprios pensamentos. A mente tagarela é fruto do medo do futuro e da sensação de incompetência para executar bem todos os papéis, os quais que se sente responsável por cumprir.

É bom lembrar que uma mente tagarela possui um corpo improdutivo e cansado. Quanto mais acelerada for sua mente, menos produtivo você será.

Sim, eu tenho uma mente tagarela

Bem, você se identificou com essa descrição, mas e agora, o que fazer? 

É necessário reeducar a sua mente a completar pequenas ações de forma disciplinada. Quando a pessoa se perde do seu mundo interior e olha demais para o mundo exterior, se envolve com o que acontece no seu entorno e se esquece que a fonte de todo saber está dentro de nós e é impossível se lidar com os desafios da vida se estivermos desconectados de nossa fonte interior.  Portanto, antes de querer conquistar o mundo de fora é preciso estar em sintonia com o mundo de dentro, conectando-nos com o nosso eu mais profundo e silenciando a alma.

E como disciplinar suas ações? 

Você pode planejar o seu dia, começando com pequenas tarefas que, necessariamente, devem ser cumpridas, sem dispersão. Quando perceber que as pequenas tarefas estão sendo cumpridas até o fim você pode passar a tarefas de maior complexidade. Não deixe de fazer nenhuma das tarefas agendadas para este dia e não antecipe para hoje as tarefas de amanhã.

Dedique alguns minutos de seu dia para a prática da meditação. Pode parecer a alguns que a meditação é uma prática chata, onde o indivíduo fica sentado olhando ou pensando no nada e que se sentiria ridículo tentando, mas, veja no artigo http://riyueterapias.blogspot.com/2018/06/como-silenciar-mente-segundo-osho.html aqui deste blog, as ideias de Osho sobre a meditação. Você pode ser surpreender com o quão libertadora pode ser esta prática.

Faça acupuntura. A acupuntura relaxa o corpo e a mente e permite que seus pensamentos se tornem mais cadenciados e focados. Com o reequilíbrio proporcionado pela acupuntura, depois de algum tempo, a organização de pensamentos se tornará para você uma prática tão natural que você não se lembrará mais de como era sua vida antes de começar seu tratamento.

Contate-nos via Whatsapp - (21) 98773-7012 

(Este artigo foi escrito com base no texto de José Osvaldo de Oliveira, coach e master em PNL, publicado em http://www.focomagazine.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário