terça-feira, 19 de junho de 2018

A CIÊNCIA PODE ESTUDAR A ACUPUNTURA?






A medicina se beneficiou do estudo científico por muitos anos. É só olhar para o passado recente para ver como os estudos médicos são importantes em nossas vidas diárias: antibióticos, vacinas e vitaminas significam que não temos que viver com gangrena, poliomielite, escorbuto e outras doenças que encurtaram a vida de nossos ancestrais. Na Europa e nos EUA, a medicina desenvolveu-se paralelamente à ciência, então não é de surpreender que as duas disciplinas tenham influenciado uma à outra. Nem todas as tradições médicas, no entanto, tiveram uma relação tão próxima com a ciência. A fitoterapia, a homeopatia e medicina tradicional chinesa, entre outros, estão enraizados em culturas tradicionais e espiritualidade. A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que tem sido usada há mais de 2000 anos. Alguns afirmam que a eficácia da acupuntura já foi comprovada e outros a descrevem como placebo. A ciência pode nos ajudar a descobrir se a acupuntura funciona e, em caso afirmativo, como?

A acupuntura supostamente tem resultados dentro do mundo natural e, como a ciência lida com fenômenos naturais , ela pode estudar esses efeitos. Mais de 4.000 estudos científicos foram publicados sobre a eficácia da acupuntura para distúrbios que variam do cotovelo de tenista 1 ao transtorno de estresse pós-traumático. 2 Evidências sugerem que a acupuntura pode efetivamente tratar alguns sintomas como náusea e dor 3- embora geralmente não sejam as causas subjacentes desses sintomas. O alívio de sintomas como dor e náusea são resultados médicos valiosos por si mesmos. 


Resultados do estudo clínico que utilizou a acupuntura no tratamento do TEPT
Legenda: Estudo: Nível de Sintomas em estresse pós traumático / Comparativo de tratamentos utilizados em 3 grupos: Acupuntura; Terapia Cognitiva Comportamental; Nenhum tratamento / Verde escuro: Sintomas ao início do estudo; verde médio: Sintomas após o tratamento; verde claro: Sintomas após 3 meses do tratamento

Então, as investigações científicas podem nos dizer quando a acupuntura funciona, mas elas podem nos dizer como isso funciona? A resposta depende do tipo de explicações que estamos interessados ​​em investigar. De acordo com a medicina tradicional chinesa, a acupuntura é baseada na ideia de Qi (pronunciado e frequentemente escrito Chi ), que é visualizado como um tipo de energia vital que circula pelo corpo em canais especiais. Acredita-se que a acupuntura libere bloqueios nesses canais restaurando o fluxo de Qi através do corpo. De acordo com essa visão, Qi é uma força que não pode ser sentida ou observada - e porque a ciência se concentra em testar ideias sobre o mundo natural com evidências obtidas através de observação, esses aspectos da acupuntura não podem ser estudados pela ciência.

É claro que, quando a acupuntura foi desenvolvida pela primeira vez há mais de 2000 anos, entendíamos muito menos sobre nossos corpos e tínhamos menos ferramentas científicas à nossa disposição. Cientistas modernos estudando como a acupuntura funciona não a abordam como um processo místico. Em vez disso, eles fazem observações cuidadosas para aprender mais sobre a base natural e fisiológica da acupuntura. Esta pesquisa está em andamento, mas os resultados até agora sugerem que as endorfinas - proteínas naturalmente produzidas pelo organismo - desempenham algum papel no processo. As endorfinas têm uma estrutura química semelhante à da morfina ou do ópio e, como essas drogas, são conhecidas por bloquear a dor. A acupuntura pode estimular a produção desses e de outros compostos que afetam o modo como o cérebro percebe a dor.

Embora alguns aspectos da terapia com acupuntura (sua eficácia e mecanismo fisiológico) possam ser estudados pela ciência, isso não significa que a pesquisa científica apoie ou rejeite o uso da acupuntura como um tratamento médico em todos os aspectos. Pelo contrário, isso significa que a ciência pode nos dizer se, quando e como a acupuntura funciona. Até agora, as evidências confirmam sua eficácia para alguns problemas médicos - especialmente certos tipos de dor. Pesquisas sobre como a acupuntura alivia a dor ainda estão em seus estágios iniciais e ainda não responderam definitivamente à questão. O estudo da dor é complexo, em parte, porque deve contar com relatos das pessoas sobre sua experiência subjetiva . Estudos de acupuntura são ainda mais complicados pela dificuldade de encontrar um placebo apropriado. Apesar desses desafios, a pesquisa científica em andamento provavelmente lançará mais luz sobre a terapia com acupuntura.

Fonte:Understanding Science - https://undsci.berkeley.edu/


1 Tsui, P. e MCP Leung. 2002. Comparação da eficácia entre acupuntura manual e eletro-acupuntura em pacientes com cotovelo de tenista. Acupuntura e Electroterapêutica Research 27 (2): 107-117. 
2 Hollifield, M., N. Sinclair-Lian, TD Warner et ai. 2007. Acupuntura para transtorno de estresse pós-traumático - Um estudo piloto controlado randomizado. Journal of Nervous and Mental Disease 195 (6): 504-513. 
3 Acupuntura. NIH Consensus Statement Online, 1997, 3 a 5 de novembro, 15 (5): 1-34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário