terça-feira, 10 de novembro de 2015

PONTOS DE ACUPUNTURA QUE VOCÊ MESMO PODE PRESSIONAR PARA ALONGAMENTO E LIBERAÇÃO DE TENSÃO

Todo acupunturista tem seus pontos favoritos e que os em circunstâncias específicas. Muitas vezes, esses pontos são aqueles de "solução rápida" e que tem ampla aplicação, podendo ser utilizados na sequência de várias regras de ouro, ao invés de um diagnóstico detalhado. Alguns desses pontos podem ser adicionados para aquecer e alongar ajudando a preparar o corpo para as atividades físicas, enquanto outros podem ser utilizados para relaxar os tecidos locais. Estes pontos são também em locais facilmente acessíveis sobre o corpo, fazendo o auto-tratamento possível. Note-se que todos os pontos indicados são bilaterais, ou seja, são encontrados em ambos os lados do corpo, mesmo se apenas um dos lados está ilustrado abaixo.





Chingling e Weiling






Estes dois pontos são facilmente utilizadas em conjunto. Eles são pontos extras, não associados com os canais de acupuntura regulares. Eles liberam a tensão de membros inferiores, tornando mais fácil o alongamento das pernas. Para pressionar esses pontos, deslize o dedo indicador e médio a partir do espaço entre a base dos dedos mínimo e anelar, e indicador e médio, em direção ao punho, até a região média do dorso da mão. Pressione os pontos até sentir a região ligeiramente dolorida, em ambas as mãos e, em seguida, alongue as pernas.(Algumas pessoas notam um aumento acentuado da flexibilidade da perna depois de fazer isso).




Vesícula biliar 34 (yang ling quan)


Este ponto é específico para relaxamento dos tendões e ligamentos. É particularmente bom para pessoas que tem uma história de distensões, entorses ou cirurgias em articulações. O ponto Vesícula biliar 34 está localizado anterior e inferior à cabeça da fíbula. A melhor maneira de encontrar este ponto é posicionar a lateral externa da mão subindo desde o tornozelo, pela lateral da perna até que sinta uma "parada", logo abaixo do lado do joelho. Este ponto responde bem ao se pressionar e ao se friccionar. Faça como se sentir mais confortável.


Bexiga 57 (cheng shan)







Este ponto relaxa e fortalece a região lombar. Ele responde bem à pressão forte e profunda com o dedo. O ponto está no centro da parte posterior da perna, inferior à panturrilha, no músculo gastrocnêmio. É aproximadamente no ponto em que o tendão de Aquiles se une ao músculo. Massagear toda a área em torno deste ponto pode ser útil para relaxar a região posterior das pernas.









Vesícula biliar 21 (jian jing)


Muitos problemas de ombro, pescoço e dor de cabeça são o resultado de tensão nos músculos do trapézio. Tensão no trapézio vai afetar o movimento de toda a parte superior das costas, pescoço e ombros. Este ponto é muito poderoso no alívio do estresse e tensão que afeta essas áreas. O ponto está localizado em uma depressão em forma triangular no topo dos ombros, a meio caminho entre o pescoço e o acrômio (ponta do osso do ombro). A melhor maneira de usar esse ponto em si mesmo é cruzar os braços e pressionar os dedos médio e indicador ou profundamente na parte superior do ombro. Este ponto promove uma sensação de dor ao ser pressionado, que é diferente da sentida no tecido circundante. Por este motivo, é facilmente percebido quando é encontrado.



Há, naturalmente, muitos pontos que podem ser úteis em alongamento e redução de dores devido à atividade física. Os pontos acima são apenas pontos de uso geral. Se você tem preocupações específicas, é útil consultar um acupunturista quanto às técnicas de acupressão que fariam mais sentido na sua situação.

(fonte: http://www.fightingarts.com/)




Acupuntura Riyue - (21) 2225-7756
Rio de Janeiro - Próximo ao Metrô Largo do Machado
Estacionamento rotativo e segurança 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário