segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ACUPUNTURA PARA DOR NO PESCOÇO: ISSO FUNCIONA?

Dor crônica no pescoço (cervical) é um dos problemas de dor mais comuns enfrentados por estudantes e trabalhadores de escritório.

Muitas vezes, passar horas em uma mesa todos os dias, combinado com maus hábitos posturais, é a causa da dor. Para outros, lesões esportivas  e o colchão ou travesseiro errados podem desencadear a dor. 

Independentemente do que causou o início da dor, muitas pessoas encontram alívio com a acupuntura, quando aparentemente nada mais ajudou. 

Pesquisadores científicos têm realizado ensaios clínicos sobre o uso da acupuntura para dor cervical  desde a década de 1980,  ea maioria destes estudos têm confirmado que a acupuntura é segura e eficaz.

Um recente estudo piloto (publicado 30 de outubro de 2013 no British Medical Journal) realizado no Centro Médico da Universidade Kyunghee em Seul, Coréia, descobriu que a acupuntura três vezes por semana é  tão eficaz como 80 mg de antiinflamatórios tomados diariamente para a dor crônica no pescoço.

Uma meta-análise de estudos incluindo 17.922 pacientes, publicada em Complementary & Alternative Medicine (magazine, EUA), mostrou que a acupuntura é eficaz para o tratamento de dores nas costas e pescoço, osteoartrite e dores de cabeça crônicas. Os pacientes que receberam a acupuntura tiveram notavelmente melhores resultados do que os pacientes que não a fizeram. 

Um estudo bastante intrigante publicado no Jornal Australiano de Acupuntura e Medicina Chinesa testou a eficácia da acupuntura em pontos de acupuntura distal nas mãos para o tratamento de dor de cervical crônica através dos meridianos da vesícula biliar e bexiga. Houve um total de 60 pacientes do estudo (30 no grupo de tratamento e 30 no grupo controle que receberam pontos não relacionados). Os do grupo de tratamento experimentaram alívio dramático da dor durante o período de tratamento de 3 semanas. O grupo controle não relatou melhora.

Um grande estudo conduzido na Alemanha e publicado no Jornal da Associação Internacional para o Estudo da Dor descobriu que os pacientes com dor cervical crônica com duração de mais de seis meses experimentaram alívio de longo prazo considerável com a acupuntura, em comparação a um grupo controle recebendo cuidados médicos convencionais e não a acupuntura. Um total de 14.161 pacientes participaram do estudo, e foram 10.395 pacientes que optaram por receber tratamento de acupuntura (não randomizado). Além disso, 1.880 pacientes foram randomizados para receber acupuntura, e 1.886, foram aleatorizados para o grupo de controle. Os grupos de acupuntura foram tratados até quinze vezes em três meses com acupuntura; o grupo controle recebeu cuidados médicos convencionais. O grupo de acupuntura não-randomizado experimentou dor mais grave no início do estudo. Ambos os grupos de acupuntura relataram maior alívio da dor do que o grupo controle, seis meses após o início do estudo.

Enquanto os numerosos estudos científicos sobre a eficácia e segurança da acupuntura têm variado em metodologia e número de pacientes recrutados - e nenhum dos estudos têm sido impecável em design - os resultados de forma consistente suportam o uso da acupuntura para alívio de longo prazo da dor cervical crônica. Já que a acupuntura é uma modalidade de tratamento de custo viável (estando, inclusive, já disponível no Sistema Único de Saúde - SUS) e que é relativamente livre de efeitos colaterais, seria prudente para os profissionais médicos recomendar a acupuntura para pacientes com dor cervical antes de prescrever medicamentos potencialmente viciantes e procedimentos cirúrgicos de risco.

Fontes: 
1) http://aim.bmj.com/content/early/2013/10/30/acupmed-2013-010410.short 
2) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles / PMC3373337 / 
3) http://www.painjournalonline.com/article/S0304-3959%2806%2900264-8/abstract

Nenhum comentário:

Postar um comentário