segunda-feira, 31 de agosto de 2015

EFEITO NOCEBO - O PODER DO PENSAMENTO NEGATIVO

Os cientistas descobriram alguns mecanismos do denominado “efeito placebo”, a capacidade que tem algumas pessoas para curar um transtorno ou aliviar uma dor tomando um medicamento ou recorrendo a uma terapia, inócua e sem eficácia, porque creem nos benefícios do dito tratamento.


Uma equipe de neurologistas da Universidade de Michigan (EUA), liderada pelo investigador David J. Scott, descobriu que, quando uma pessoa crê que vai tomar um medicamento eficaz, em seu cérebro é ativada uma região relacionada com a habilidade de experimentar um benefício ou uma recompensa e secreta uma substância denominada dopamina, que produz um efeito analgésico.
Contudo, esse mesmo poder do cérebro humano para induzir uma cura ou um alívio físico a partir de um pensamento positivo, tem seu lado contrário: o menos conhecido e pouco investigado “EFEITO NOCEBO”, que são os eventos adversos produzidos pelas expectativas negativas presentes na mente do paciente, de que sua terapia não funcionará ou ainda, lhe será prejudicial.

Por exemplo, alguns pacientes com câncer começam a sentir fortes náuseas quando entram nas salas em que serão tratados com quimioterapia porque entendem, em nível inconsciente, que sentirão essas náuseas depois. Se um paciente é diagnosticado com uma leve constrição da artéria carótida, quando se sente tonto, sempre atribuirá a esse problema e já não poderá tirar o diagnóstico da cabeça porque está plantado em seu inconsciente

A princípio o placebo e o NOCEBO se relacionam com o mesmo efeito, só que um é positivo e outro é negativo, enquanto ambos nos afetam onde menos podemos controlar: o nosso inconsciente.

(fonte: https://br.noticias.yahoo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário