terça-feira, 9 de junho de 2015

A CONSTITUIÇÃO DOS 5 ELEMENTOS - O INDIVÍDUO TERRA

Nossa constituição física fala muito de nós. Na Medicina Tradicional Chinesa são identificados 5 morfologias básicas que podem nos revelar nossas características, qualidades e fragilidades. Estas morfologias estão ligadas aos 5 elementos: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA. 


O ELEMENTO TERRA





A essência do elemento Terra para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a matéria sólida, estrutura e fundamento, estabilidade, senso prático, cuidado com os outros, solicitude, nutrição, representa a análise e a contemplação. Em relação aos fenômenos naturais, representa as mudanças, transições e transformações.



O elemento Terra na MTC está ligado ao órgão Baço (Pi), responsável pelo transporte da essência refinada dos alimentos até o Pulmão e transformação das matérias nutritivas, Governar o Sangue (Xue), dominar os músculos e manter os órgãos fixos.

Abre-se na boca e manifesta-se nos lábios.



A morfologia da constituição Terra apresenta-se da seguinte maneira: rosto arredondado de traços suaves; pele amarelada; bochechas e lábios espessos; mandíbulas largas; cabeça grande; os músculos dos ombros e do dorso são bem desenvolvidos e bonitos; abdômen largo e amplo; músculos da coxa e panturrilha fortes e belos; músculos no corpo todo bem torneados e roliços; mãos e pés grandes; a mão é larga, grande, espessa e rechonchuda, palma da mão quadrada com os quatro cantos proporcionais, os dedos são curtos e grossos com unhas quadradas que crescem pouco; os membros não são grandes, mas carnudos; as partes superiores e inferiores são proporcionais; quando caminham pisam com firmeza e calma, sem levantar muito os pés do chão; ficam saudáveis no outono e no inverno, mas adoecem facilmente na primavera e no verão.

Em equilíbrio, os indivíduos do tipo Terra são organizados, detalhistas, carinhosos, solidários, prestativos, racionais, lógicos, metódicos, pensativos, cuidadosos, reflexivos, analíticos, críticos e introvertidos.

Na polaridade Yang da constituição Terra, certas características se manifestam, como: comportamento maternal com as outras pessoas, cuidados excessivos com os outros, exigência de reconhecimento por sua generosidade, fomentam a dependência de sua presença, controlam e restringem as pessoas com quem convivem, apego e possessividade, intromissão com a vida alheia, negligenciam o auto-cuidado, medo da rejeição e solidão.

O tipo Yin possui as características: ponderação excessiva e pouca ação, preocupações infindáveis, pensamentos que não correspondem a realidade, pensamentos repetitivos, sensação de vazio, passividade e pouca ligação com o seu próprio corpo.

As pessoas do elemento Terra possuem maior dificuldade de entrar em contato com as suas próprias necessidades que as de outros elementos, gerando questões que permeiam sua vida como: sentir-se centrado, apoiado e estável, ser compreendido, buscar algo para nutrir-se, ter clareza mental. Os indivíduos Terra podem oscilar entre dois extremos dentro de cinco padrões comportamentais em relação a esta dificuldade: 

1) Incapacidade de oferecer apoio aos outros/ sufocantes e excessivamente maternais; 
2) carência excessiva/ supressão das necessidades; 
3) independência excessiva/ dependência excessiva; 
4) disperso e sem centramento/ dificuldade em agir e sentimento de estar bloqueado; 
5) incapacidade de fixar raízes/ dependência da segurança do lar.

Em relação à personalidade as pessoas do tipo Terra são generosas, sinceras, dignas de confiança, honestas, benevolentes, interessadas em ajudar os outros, gostam de estar rodeadas por pessoas e se relacionar com elas, tendem a depositar sua confiança nos outros, são desinteressados pelo poder e status social e pacatos por natureza.

As pessoas de elemento terra são concernidos mais com os aspirações funcionais e práticas. Têm poderes dedutivos excelentes e gostam das perseguições contínuas pelos seus desejos, são dotados de auto-confiança mas precisam tomar cuidado para não gastarem toda sua energia em função disso. Com seu poder de dedução e capacidade para a organização, são excelentes planejadores e administradores eficazes. Utilizam da melhor forma os recursos que encontram, são sábios e prudentes em casos financeiros assim como são cautelosos com o seu próprio dinheiro. São inteligentes e determinados .

São geralmente empreendedores de uma maneira séria e metódica e podem organizar e dirigir negócios que requerem uma mão firme. São excelentes gerentes e são bons em reforçar ou em construir uma fundação contínua para toda a indústria, comércio ou governo. Estas são as pessoas que substanciarão os seus achados e apresentarão razões sadias para tudo. Quando podem movem-se lentamente e prosseguem com resultados duráveis.

Estas pessoas gostam de manter as coisas numa perspectiva apropriada e são conservadoras por natureza. Raramente exageram nos seus achados, cálculos e expectativas. Dão opiniões concretas e apresentam o retrato verdadeiro de uma situação sem nenhuns retoques ou modificações. As suas falhas mais comuns são a de levar uma vida extremamente rotineira, a super proteção dos seus próprios interesses e a aversão à aventura na vida.

(Fonte: https://alankornin.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário