terça-feira, 9 de junho de 2015

A CONSTITUIÇÃO DOS 5 ELEMENTOS - O INDIVÍDUO ÁGUA

Nossa constituição física fala muito de nós. Na Medicina Tradicional Chinesa são identificados 5 morfologias básicas que podem nos revelar nossas características, qualidades e fragilidades. Estas morfologias estão ligadas aos 5 elementos: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA. 


O ELEMENTO ÁGUA






A essência do elemento Água para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a conservação de energia e o armazenamento. A concentração de energia da vontade direcionada aos nossos objetivos e metas. 



Representa também as nossas limitações impostas pelo medo, nossas mudanças durante a vida, a fé em si mesmo e a força interior. 



Em relação aos fenômenos naturais, representa a profundidade, declínio, frio, começo e fim da transmutação.


O elemento Água na MTC está ligado ao órgão Rim (Shen), responsável por:

- Armazenamento da essência (Jing) e da vitalidade;
- Controle da reprodução, fertilidade e herança genética;
- Produção e regulação dos ossos;
- Controle dos líquidos corpóreos.

O Rim abre-se nas orelhas e manifesta-se nos cabelos.



A morfologia da constituição água apresenta-se da seguinte maneira: rosto edemaciado, cavado e rude com traços recortados irregulares; pele enrugada e algumas vezes com manchas; olhos com edemas palpebrais, testa alta; bochechas largas e amplas; queixo pontudo; cabeça grande; ombros estreitos e pequenos; abdômen amplo e grande; dorso grande e longilíneo; mãos e pés grandes; as mãos são curtas, a palma e os dedos são edemaciados e de consistência mole, escura em sua face dorsal, as unhas são achatadas com tendência a crescerem curvadas para baixo; distância grande entre nádegas e região lombar; quando caminham estremecem seu corpo; ficam saudáveis no outono e inverno, mas adoecem facilmente na primavera e verão.

Indivíduos Água possuem mais dificuldade em lidar com ameaças que os de outros elementos e certas questões relativas a esta dificuldade permeiam a sua vida como: confiança, impulso, excitação ao perigo, necessidade de tranquilidade e segurança. 


Os indivíduos água podem oscilar entre dois extremos dentro de cinco padrões comportamentais em relação a esta dificuldade: 

1) dado a correr riscos/ cautela em excesso; 
2) confiança em excesso/ desconfiança em excesso; 
3) intimidação/ tranquilidade; 
4) Impulsividade/ falta de impulso; 
5) agitação/ paralisia.

Em relação à personalidade as pessoas do tipo água são simpáticas, atentas e sensíveis, mostram-se nas situações solidários e leais com os outros, tem o desejo firme, diplomatas, comportamento desenvolto, podem possuir poderes sensitivos, são destemidas, mas tendem a enganar os outros.

As pessoas do elemento água têm uma habilidade melhor do que a média das outras pessoa para comunicar e avançar as suas ideias influenciando os pensamentos dos outros. A mente destas pessoas são as suas embarcações e ajudam a carregar as ideias criativas na ação positiva. São governados basicamente por vibrações simpáticas e fazem sentir nos seus sentimentos e emoções o melhor nível que o seu coração permite. 

Têm uma aptidão para observar as coisas que se tornarão importantes e podem exatamente calibrar os potenciais futuros. Ajustam coisas na órbita que desejam e utilizam os talentos e os recursos de outros, entretanto, sabem ser determinados na sua persistência e nunca deixarão os outros terem a sensação que estão sendo usados. Desta maneira, tal como o seu elemento, água, poderão desgastar afastando as rochas mais fortes da oposição por seus esforços silenciosos mas constantes. 


Estas pessoas infiltram-se mais do que dominam, saberão como, quando e a quem se deverão aproximar para determinado assunto. Têm o talento para fazer do desejo dos pessoas o que eles mesmos desejam, assim conseguindo os seus objetivos de uma maneira certa mas indireta. Gostam de unir e utilizar em vez de compelir outros no movimento. Por causa deste tipo de consciência e flexibilidade básicas, são fluidos como o seu elemento. 

Nos seus estados negativos, tais pessoas tendem a ser demasiado conciliadoras e farão o exame da rota da forma mais fácil e aberta para eles. No seu pior, serão inconstantes, passivos e demasiado fracos para a sustentação com outros. Assim, a sabotagem é uma das suas habilidades básicas para realizar objetivos. Para suceder, devem ser mais assertivos e usar o seu poder de persuasão.

(Fonte: https://alankornin.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário