terça-feira, 9 de junho de 2015

A CONSTITUIÇÃO DOS 5 ELEMENTOS - O INDIVÍDUO MADEIRA


Nossa constituição física fala muito de nós. Na Medicina Tradicional Chinesa são identificados 5 morfologias básicas que podem nos revelar nossas características, qualidades e fragilidades. Estas morfologias estão ligadas aos 5 elementos: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA. 


O ELEMENTO MADEIRA



A essência do elemento Madeira para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a intuição, o desenvolvimento dos potenciais do ser humano. Representa nossa capacidade de planejar e decidir de acordo, a liberdade de expressão, da criatividade e de nossa independência em conformidade com as necessidades dos outros. Em relação aos fenômenos naturais, representa o crescimento, florescimento e síntese.

O elemento Madeira na MTC está ligado ao órgão Fígado (Gan), responsável por:

- Harmonizar o fluxo livre de energia vital (Qi) pelas emoções;

- Digestão e secreção de bile;

- Armazenamento do sangue;
- Controle dos tendões.

O Fígado abre-se nos olhos e manifesta-se nas unhas.


A morfologia da constituição Madeira apresenta-se da seguinte maneira: rosto alongado e comprido; pele com tom esverdeado; olhos grandes; arcadas ciliares amplas; cabeça relativamente pequena; ombros largos; dorso reto, liso e rígido; tronco e membros delgados; corpo musculoso; estatura alta; pés e mãos pequenos; a mão é de consistência dura e possui pouca carne, as unhas são sólidas, a palma possui numerosas e profundas estrias; ficam saudáveis na primavera e no verão, mas adoecem facilmente no outono e inverno.


Em equilíbrio, os indivíduos do tipo Madeira são expansivos, joviais, curiosos, bons planejadores, tomam decisões de forma ágil, independentes, competitivos, ousados e confiantes. Na polaridade Yang da constituição Madeira, certas características se manifestam, como: intolerância, irritabilidade, impaciência, distração, desatenção, egoísmo e agressividade, podem passar por cima de outras pessoas para se alcançar o que deseja. A polaridade Yin possui as características: incapacidade de realizar tudo que almejam, frustração, contenção na expressão dos sentimentos e impressões, depressão do humor, raiva dissimulada.

Em relação à personalidade as pessoas do tipo Madeira são pensativas, gostam de filosofar e ponderar, possuem grande destreza mental, intelectuais, são versáteis, trabalhadores árduos e dedicados, porém não possuem grande força física, tendem a serem muito preocupados.

As pessoas sob a influência do elemento da madeira têm moral elevada e são bastante auto confiantes. Sabem que o valor intrínseco das coisas e dos seus interesses é largo e variado. As suas naturezas expansivas e cooperativas permitirão que façam coisas numa escala muito grande. Possuem uma personalidade executiva porque podem separar matérias nas categorias e nas ordens de trabalho direitas. Os seus progressos e generosidade permitem-nos fazer exame em projetos grandes, em desenvolvimentos a longo prazo ou em estudos científicos caros – definitivamente altos riscos.

Têm a habilidade de convencer outros para fundir e juntar forças com eles. Ramificam para fora rapidamente e diversificam em muitos campos sempre que possível, porque advogam o crescimento e a renovação constante. Sabem partilhar recompensas por esforços colectivos com todos aqueles que merecem uma parte justa da torta incorporada. A sua boa vontade inata e compreensão compassiva de como outro pensa e se comporta levantá-los-ão para posições muito afortunadas. Encontrarão a sustentação e as finanças sempre e onde têm necessidade delas, é necessário exercitar a fé sobre esse aspecto.

O seu problema principal é que tendem a querer mais do que podem, e, consequentemente, não poderão terminar o que começaram, se gastarem todos os seus recursos naquilo que perseguem.

(Fonte: https://alankornin.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário