domingo, 1 de março de 2015

MAS O QUE É A DRENAGEM LINFÁTICA?

Vira e mexe e aparece na mídia um "novo" tratamento que se diz revolucionário para combater as tais gordurinhas localizadas e as terríveis celulites.

As amigas começam a comentar de um, a revista publica outro e você corre atrás, testando aqui e ali. Muitos testes e muito dinheiro gasto depois, você percebe que não teve o resultado esperado. Talvez o problema seja que você tenha errado na escolha ou do tratamento para o seu caso ou do profissional para aplicá-lo. 



Um dos tratamentos que mais confundem a cabeça das pessoas atualmente é a Drenagem Linfática. Não, ela não é exatamente uma "massagem" e não, ela não tem o objetivo de te fazer emagrecer. Ah... mas a sua amiga conseguiu reduzir medidas com a drenagem linfática? Sim, mas vamos entender certinho o porquê.

A Drenagem Linfática tem como objetivo reduzir os edemas, que são um aspecto inchado e uma sensação de peso no corpo, principalmente em certas áreas como: abdômen, coxas, panturrilhas e pés, causados pelo acúmulo de líquido linfático. A linfa é responsável pela "limpeza" do interstício, ou seja, do espaço entre as células do seu corpo, retirando impurezas e encaminhando-as para a excreção. Quando auxiliamos a drenagem natural do corpo com movimentos suaves, levemente compressivos, ao longo dos vasos que carregam a linfa até os linfonodos (pequenos alvéolos concentrados em alguns locais do corpo como axilas e virilha, de onde o líquido é encaminhado para eliminação), diminuímos os edemas e isso reduz medidas.
Claro que este líquido pode voltar a acumular-se devido a diversos fatores, porém a drenagem causa não somente um grande alívio como uma melhora geral no aspecto visual das regiões afetadas.


Agora, se o seu caso não é causado pela retenção de líquidos, a drenagem linfática não é o tratamento mais adequado. Caso você não saiba se é este o seu caso, procure um Fisioterapeuta especializado e verifique com ele se a drenagem pode ajudar. Não esqueça de verificar também a sua alimentação e nunca dispense o checkup periódico com seu médico. Lembre-se que a beleza física é a expressão exterior de sua boa saúde. 

Dra. Marcia Rodrigues - Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário