Ansiedade, estresse, tensão muscular, preocupação excessiva, cansaço são alguns dos sintomas que muitos estudantes apresentam antes, durante ou depois das provas de vestibular. A cobrança sobre si mesmo e de familiares, as incertezas na escolha do curso. Tudo isso faz com que muitos estudantes sofram de desordens emocionais e dolorosas durante este período da vida.
Por isto, a tranquilidade é fundamental. O estresse pode comprometer o desempenho durante os exames mesmo que o vestibulando tenha se dedicado intensamente aos estudos. E uma alternativa para contornar esses problemas é a acupuntura.
A inserção de finíssimas agulhas em pontos estratégicos do corpo estimula o organismo a produzir substâncias naturais ligadas à sensação de bem-estar. Possui efeito analgésico, anti-inflamatório e antidepressivo combatendo dores, ansiedade e estresse. Desta forma, a energia do sistema nervoso é gradativamente recuperada e a tranquilidade e o bem estar restabelecidos.
Segundo a medicina tradicional chinesa, o organismo humano possui uma rede de canais, os meridianos, nos quais circulam energia. Nestes meridianos encontram-se os pontos trabalhados pela acupuntura.
A Acupuntura é uma excelente forma de relaxar pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.
Com algumas aplicações já é possível sentir o resultado. O sucesso do tratamento depende da continuidade. O ideal é que as consultas sejam iniciadas, pelo menos, um mês antes das provas, com sessões semanais, até o dia que antecede o vestibular.
VANTAGENS DA ACUPUNTURA
Inúmeras possibilidades de aplicação: é útil em várias doença, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.
Diminuição do uso de medicamentos: o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.
Segurança no tratamento: é uma prática extremamente segura exigindo, no entanto, prática e correta formação do terapeuta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário