BASTÃO DE MOXABUSTÃO |
Uma das técnicas muito utilizadas na medicina tradicional chinesa (TCM) é a moxabustão.
É produzida a partir da erva artemísia, que é seca, enrolada, e queimada, de modo semelhante como um incenso seria queimado e, em seguida, aplicada quer diretamente ou indiretamente no paciente.
A moxabustão é usada por suas capacidades de aquecimento redirecionando o frio do corpo. Sua natureza amarga e acre também alivia a estagnação (inibição do fluxo adequado de sangue e energia), limpa o catarro e corrige o fluxo de Qi (energia) e sangue.
A moxabustão direta usa a erva seca de artemísia aplicada sobre uma superfície de um ponto de acupuntura e ou em cima de uma agulha de acupuntura. A moxa é então acesa e deixada até ser totalmente queimada.
MOXABUSTÃO DIRETA |
O tipo mais popular de moxabustão é moxabustão indireta. Moxabustão indireta usa uma forma composta de artemísia que ou é segurado na mão praticantes ou colocado em uma "caixa de moxa" onde é acesa e queimado na área desejada para ser aquecida e estimulada.
MOXABUSTÃO INDIRETA |
A moxabustão é recomendada especificamente para pessoas com constituições corporais estagnadas, como as pessoas com resfriados, gripes, ombros congelados, menstruação dolorosa e doenças digestivas. Qualquer método tem o mesmo princípio, para dissipar ou remover frio e umidade que está dentro do corpo e quente e estimular as vias de energia e para facilitar a suave circulação do sangue e do Qi (energia). Possui ação analgésica, vasodilatadora e anti-inflamatória e auxilia no tratamento e prevenção de diversas síndromes energéticas ou disfunções tais como:
- Dores musculares e articulares;
- Desânimo;
- Problemas respiratórios;
- Depressão;
- Diarréia;
- Distúrbios físicos e mentais;
- Frigidez;
- Impotência sexual;
- Problemas digestivos;
- Problemas menstruais;
- Resfriados;
- Estresse;
- Labirintite;
- Entre muitas outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário