Câimbras são contrações musculares súbitas, fortes, involuntárias e que causam muita dor. São, normalmente, esporádicas mas acontecem com qualquer pessoa em algum momento da vida.
Elas são muito comuns nas panturrilhas e as causas podem ser diversas.
Em nosso dia a dia, ao caminhar, correr, subir ou descer degraus e outras atividades, utilizamos os músculos da panturrilha chamados gastrocnêmio e sóleo, que, através de contrações e relaxamentos nos permitem realizar os movimentos.
Todos os movimentos de nosso corpo são resultados da contração de um ou mais músculos e todas estas ações são controladas pelo cérebro através dos nervos.
O que pode causar a câimbra?
A câimbra pode ser desencadeada por diversos fatores mas os mais comuns são:
- Alimentação deficiente de vitaminas
- Ingestão deficiente de líquidos
- Falta ou excesso de atividade física
- Hipertensão (o uso de diuréticos causa perda de potássio, que permite o acúmulo de ácido lático no músculo)
- Diabetes
- Excesso de bebidas alcoólicas
- Parkinsonismo
O que fazer?
Durante uma crise noturna, você pode efetuar uma massagem intensa, ao longo das fibras musculares (no sentido vertical) e alongar a musculatura, puxando as pontas dos dedos dos pés em direção ao joelho.
Se perceber que a incidência de câimbras noturnas está mais frequente, observe se algum dos fatores desencadeantes citados acima não está presente e consulte seu clínico, que fará a avaliação mais completa de sua saúde e indicará o tratamento médico adequado.
Faça acupuntura. Além de relaxar a musculatura e tirar a dor muscular, o acupunturista poderá fazer a avaliação energética de sua saúde e lhe dar orientações sobre as ações que poderão promover o reequilíbrio de seu sistema muscular.
Ponto Heyang (B55), utilizado no alívio de câimbras noturnas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário