Quem vive a acupuntura numa base diária como nós, acupunturistas, se habitua tanto com o assunto que acaba achando que todas as pessoas conhecem bem a acupuntura e sabem como ela funciona. Na verdade, muitas pessoas no ocidente desconhecem sua aplicação e jamais tiveram a oportunidade de fazer uma sessão.
Na nossa sociedade cuja cultura é dominada pela indústria farmacêutica, por cirurgias e outras intervenções de ação rápida, há muitos mitos sobre os princípios da medicina que vem do oriente e muitas pessoas se surpreendem quando descobrem variáveis sobre o assunto que sequer imaginavam.
Falemos das 3 principais informações que muitas pessoas desconhecem
Acupuntura não é apenas para a dor
Pergunte à maioria das pessoas porque pessoas procuram a acupuntura e a maioria vai responder: "dor". É verdade que a acupuntura pode fazer maravilhas em condições de dor - de tudo, de dor nas costas a enxaquecas - a acupuntura é magnífica.
No entanto, a acupuntura pode aliviar uma grande variedade de doenças que não têm nada a ver com a dor física. Se você tem problemas digestivos , doenças ginecológicas, preocupações emocionais, como ansiedade e depressão, asma , alergias sazonais e mais uma infinidade de acometimentos, a acupuntura pode ajudar a resolver os seus sintomas.
O curso de acupuntura não é um curso rápido ou simples
As pessoas acreditam que para se tornar acupunturista basta fazer um curso rápido e conhecer os pontos. Muitos supõem que se tornar um acupunturista é semelhante a aprender uma técnica de massagem ou outra que se faz em um ou dois fins de semana.
Na verdade, no mínimo, um acupunturista licenciado, é obrigado a cumprir dois a três anos de curso mais estágio em clínica autorizada. Tanto cursos de nível médio quanto pós graduações (para os profissionais da área de saúde), são longos e abrangem uma vasta gama de matérias que vão desde anatomia humana, fisiologia além de todos os princípios específicos da Medicina Tradicional Chinesa. Além disso, para se tornar um acupunturista legalmente autorizado a clinicar, é necessário passar por estágio supervisionado e extensos exames teóricos e práticos.
Além das exigências acadêmicas para a prática de acupuntura, a maioria dos acupunturistas continuam seus estudos buscando mais treinamento prático e orientação na forma de congressos, cursos e seminários de educação continuada. São necessários muitos livros, estudos, gastos e dedicação.
Acupuntura é relaxante
"Então você paga para alguém inserir várias agulhas em seu corpo?"
"Sim."
"E isso não só não faz mal, mas também relaxa você?"
"Sim!"
Estranho, eu sei. Mas é verdade.
Agulhas de acupuntura são surpreendentemente finas. Elas não apresentam qualquer semelhança com as agulhas que são utilizadas para injeções ou para tirar sangue. Na maioria dos casos, a inserção de agulhas de acupuntura não é nem sentida pelo paciente. Ela pode produzir uma variedade de sensações, mas os pacientes mais frequentes de acupuntura irão dizer-lhe que não dói.
Uma vez que as agulhas estão inseridas, começam a trabalhar a sua magia, que é onde a parte de relaxamento vem. A acupuntura ajuda a relaxar. Suaviza o sistema nervoso, diminui a tensão muscular, e ajuda a equilibrar o fluxo de energia do nosso corpo.
As pessoas que recebem a acupuntura em uma base regular estão familiarizadas com o lugar mágico onde muitos encontram-se durante e após os tratamentos de acupuntura. É um estado de relaxamento feliz em que você se sente mais leve, mais calmo e melhor equipado para gerir o estresse diário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário