FOGO - TERRA - METAL - ÁGUA - MADEIRA
A Medicina Tradicional Chinesa é rica em associações e metáforas com a natureza e com a civilização chinesa. Além dos conceitos de yin e de yang, existe o conceito dos cinco elementos. Os chineses acreditam que estejamos cercados por cinco campos de energia: fogo, terra, metal, água e madeira.
O ambiente, nosso estado físico e emocional em relação ao mundo e a nossa personalidade vão influenciar no que desejamos comer e, tudo o que comemos, irá interferir no equilíbrio energético dos 5 elementos.
Quando nosso organismo encontra-se em desequilíbrio, ele faz com que tenhamos uma necessidade em suprir a falta de um certo tipo de energia ou de compensar o excesso de outra. Vários fatores podem causar esse desequilíbrio energético.
Uma das formas que a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) utiliza, além da ACUPUNTURA, para reequilíbrio energético do organismo é através da alimentação.
Cada alimento possui uma constituição energética e um sabor específico de acordo com os cinco elementos:
Quem tem predominância da energia do elemento FOGO gosta de alimentos amargos.
Quem tem predominância da energia do elemento TERRA gosta de alimentos doces;
Quem tem predominância da energia do elemento METAL gosta de alimentos picantes;
Quem tem predominância da energia do elemento ÁGUA gosta de alimentos salgados;
Quem tem predominância da energia do elemento MADEIRA gosta de alimentos azedos;
O desequilíbrio desses elementos causa muitas vezes alterações nas emoções e no modo de nos alimentarmos.
Quem nunca sentiu uma vontade repentina de um sabor específico sem saber o motivo?
A energia do coração se relaciona com a alegria e a ansiedade;
A energia do pulmão se relaciona com a depressão e a tristeza;
A energia do rim se relaciona com o medo e o pânico;
A energia de fígado se relaciona com a raiva e o rancor;
A energia do baço/pâncreas se relacionam com a racionalização e a preocupação.
MAS O QUE FAZER?
A preocupação em excesso leva a um desequilíbrio do elemento Terra, então devemos ingerir alimentos de sabor azedo do elemento Madeira, que por sua vez controla o elemento Terra;
A tristeza em excesso leva a um desequilíbrio do elemento Metal, então devemos ingerir alimentos de sabor amargo do elemento Fogo, que por sua vez controla o elemento Metal;
A raiva em excesso leva a um desequilíbrio do elemento Madeira, então devemos ingerir alimentos de sabor picantes do elemento Metal, que por sua vez controla o elemento Madeira;
O medo em excesso leva a um desequilíbrio do elemento Água, então devemos ingerir alimentos de sabor doce do elemento Terra, que por sua vez controla o elemento Água;
A ansiedade em excesso leva a um desequilíbrio do elemento Fogo, então devemos ingerir alimentos de sabor salgado de elemento Água, que por sua vez controla o elemento Fogo.
O desequilíbrio energético também pode acontecer sem estar relacionado a uma emoção, mas, independente da causa, a ACUPUNTURA E A ALIMENTAÇÃO são excelentes auxílios ao reequilíbrio do nosso organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário