A Acupuntura é uma prática oriental milenar que visa manter o equilíbrio orgânico e a saúde. Se baseia no conceito de que em nosso corpo circulam canais através dos quais flui nossa energia vital.
Ao longo dos anos esta energia é utilizada e, dependendo do estilo de vida e hábitos que adquirimos, podemos depletá-la com maior ou menor intensidade e rapidez.
A vida em grandes centros urbanos habitualmente estressante, a cultura alimentar inadequada, a falta de tempo ou desejo para se exercitar corretamente, a poluição, o fumo e o álcool em excesso, o descanso e o sono comprometidos por tensões e outros tantos fatores prejudiciais a que nos submetemos sem perceber, diminuem nossa vitalidade, o que se expressa em nosso exterior através do aspecto da pele, do cabelo, das unhas e dos olhos.
Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), cada uma destas expressões exteriores está energeticamente vinculada a um órgão interno. Por exemplo, a vitalidade da pele depende da saúde dos pulmões e dos rins e assim, o tratamento estético pode incluir pontos sistêmicos de estimulação e reequilíbrio destes órgãos.
Cada pessoa é única e possui características diferentes em termos energéticos. Assim sendo, cada tratamento por acupuntura é também específico e individualizado.
De uma forma bem simples, podemos dizer que as agulhas de acupuntura inseridas em determinados pontos ao longo dos canais energéticos promovem a melhor circulação, o desbloqueio e a tonificação de nossa energia vital.
Podemos com isto compreender porque acreditamos que com a Acupuntura A SAÚDE INTERIOR SE EXPRESSA EM FORMA DE BELEZA EXTERIOR.
Podemos com isto compreender porque acreditamos que com a Acupuntura A SAÚDE INTERIOR SE EXPRESSA EM FORMA DE BELEZA EXTERIOR.
Dúvidas mais frequentes:
A Acupuntura é indicada para que tipo de tratamentos em estética?
A Acupuntura pode ser utilizada no tratamento de estrias, linhas faciais de expressão e celulites, além de outros problemas estéticos. Ela é muito eficaz no tratamento de estrias, eliminando por completo as mais superficiais e atenuando significativamente as mais profundas. As linhas faciais de expressão são também bastante reduzidas com o tratamento, dando à pele mais viço e melhorando sua hidratação e textura. O mesmo acontece com as celulites brandas. Em conjunto com outras técnicas, específicas para cada caso, os resultados são bastante evidentes. Embora seja um tratamento natural e por este motivo, bem menos agressivo ao organismo, não substitui visitas regulares ao médico, cuidados com a nutrição, exercícios físicos e outras atitudes que contribuem para o sucesso do tratamento estético bem como beneficiam a saúde de uma forma geral.
Na Acupuntura aplicada à estética existem muitas técnicas que, de acordo com a necessidade do paciente, podem beneficiar o tratamento. Os tratamentos que utilizo em conjunto com a Acupuntura são a eletro-estimulação, a Auriculoterapia, o Shiatsu, a Moxabustão, a massagem modeladora facial e corporal, a drenagem linfática, a esfoliação e hidratação com produtos naturais e as máscaras faciais. Também podem ser utilizadas técnicas fisioterapeuticas como o fortalecimento muscular e o RPG, que trabalham as deficiências musculares e as alterações posturais que comprometem a estética.
Quantas sessões de Acupuntura são necessárias em um tratamento estético?
De uma maneira geral o plano de tratamento gira em torno de 10 a 30 sessões consecutivas mas isto varia de pessoa para pessoa. Da mesma forma que as necessidades são individuais, os resultados também o são.
Além da regularização da energia vital, que outras vantagens tem a Acupuntura na estética?
Além dos benefícios à saúde em geral, estudos histológicos já comprovaram que a Acupuntura estimula a síntese do colágeno e da elastina, importantes na renovação celular. Além disso promove a desintoxicação e a eliminação de substâncias nocivas através da regularização intestinal e hídrica.
O tratamento estético é muito caro? Há necessidade de se refazer o tratamento depois de algum tempo?
Existem muitos tratamentos estéticos no mercado. Alguns prometem resultados considerados “definitivos”. Nosso corpo está em constante mutação e o envelhecimento é um processo natural da vida. Ninguém consegue se manter jovem para sempre, porém os indivíduos que conseguem se manter mais saudáveis internamente são também aqueles que demonstrarão maior jovialidade externamente. O tratamento com Acupuntura visa promover, em primeiro lugar, a saúde e, portanto, uma nova seqüência de sessões no futuro é sempre benéfica, porém não obrigatória.
O preço do tratamento irá variar de acordo com o conjunto de técnicas utilizadas.
A Acupuntura na estética provoca alguma dor ou ferimento?
A sensação de dor varia muito de pessoa para pessoa. Algumas áreas do corpo como mãos, pés e rosto são também mais sensíveis. De qualquer forma, este tratamento é considerado bem menos dolorido que a maioria dos tratamentos estéticos.
As agulhas utilizadas, principalmente na estética facial, são extremamente finas, o que dificilmente provocaria algum tipo de ferimento. Podem ocorrer pequenos sangramentos e pequenos hematomas (marcas roxas). Estas marcas, caso ocorram, desaparecerão em poucos dias.
O tratamento estético por Acupuntura possui alguma contra-indicação?
Assim como qualquer outro tratamento por Acupuntura, o medo excessivo de agulhas pode ser um fator que impeça sua utilização, mas não a contra-indica. O tratamento estético muitas vezes inclui a utilização de eletro-estimuladores o que contra-indicaria seu uso por pessoas portadoras de marca-passo.
A Acupuntura provoca algum efeito colateral ou interage com algum medicamento?
A Acupuntura não interfere com nenhum tratamento medicamentoso. Alguns medicamentos como ansiolíticos e anti-depressivos diminuem sua eficácia. O paciente deverá notificar o terapeuta, durante a consulta de avaliação, de todos os medicamentos de que faz uso, assim como seu histórico cardio-respiratório e outros acometimentos à saúde para que sejam tomadas as devidas precauções e para que seja traçado seu plano de tratamento.
Que cuidados precisam ser tomados pelo paciente durante o tratamento?
O paciente não deve comparecer a uma sessão de Acupuntura sem se alimentar nem após uma refeição pesada. O ideal é que se alimente antes, com uma refeição leve e de fácil digestão.
Sua participação no tratamento é fundamental, incluindo a prática regular de exercícios, hábitos saudáveis e lazer, alimentação equilibrada, cuidados com a postura e bom humor.
Texto: Dra. Marcia Rodrigues - Fisioterapeuta Acupunturista
Texto: Dra. Marcia Rodrigues - Fisioterapeuta Acupunturista
Nenhum comentário:
Postar um comentário