Para a acupuntura tradicional, as agulhas (0,3 x 40 mm) foram inseridas e retiradas várias vezes em cada ponto de gatilho, para provocar uma ou mais respostas de contração localizadas. Para acupuntura superficial, agulhas de acupuntura auricular (0,2 mm x 2,5 mm) foram totalmente inseridas na pele sobre cada ponto de disparo até uma profundidade de 2,5 mm. Todas as agulhas foram deixadas no lugar por 20 minutos e depois removidas.
Cada paciente recebeu dois tratamentos por semana durante um período de quatro semanas. Os pacientes relataram melhorias significativas e imediatas na dor subjetiva e no limiar de dor à pressão dos pontos-gatilho tanto para a acupuntura superficial quanto para a acupuntura tradicional após o primeiro tratamento e após duas e quatro semanas.
Uma vez que a acupuntura superficial foi associada com menos dor na inserção da agulha, enquanto produz alívio imediato da dor, os autores a recomendam para o tratamento da síndrome da dor miofascial no músculo trapézio superior.